News

Blog Prontuário Médico

Medicina 2.0, Prontuário online e TI; Software médico; Pagamento por perfórmance; Valor em saúde.

Ago 29
2010

Prontuário médico ideal - Guia prático 1

Postado por: Leonardo Alves em Como escolher (Guia)

sss

Escolha "Meu prontuário médico será de papel ou eletrônico?" Esta costuma ser a primeira de uma série de perguntas que um médico recém-formado ou uma médico residente terá que responder ao escolher  como registrará as informações médicas dos seus futuros pacientes. E, para chegar à resposta ideal, será preciso basear a sua escolha em uma lista de critérios e situações que normalmente não está acostumado ou não se deu conta da sua importância. Aspectos legais, normatizações, guarda e sigilo das informações, bem como defesa profissional e uma série de funcionalidades precisam ser avaliadas. A escolhas de um prontuário de papel pode não ser a melhor escolha.

.

.

Prontuário de Papel - a primeira opção, ou falta de opção.

O prontuário médico de papel costuma ser a escolha natural do médico. Na maioria das vezes, nem foi feita por ele. No geral, ele é convidado para atender em uma clínica ou hospital que já tem uma rotina de atendimento.  Como a maioria das clínicas e hospitais ainda não estão informatizados, a escolha acaba recaindo sobre o prontuário de papel - com suas vantagens e desvantagens. Por falta de opção, o médico compra uma resma de papel, alguns envelopes e começa a registrar tudo à mão.

 


Preciso de um prontuário eletrônico, mas qual?

Como o passar do tempo, as desvantagens do prontuário de papel começam a aparecer e o médico ficará tentado a mudar para um prontuário eletrônico. E é aí que começam as dúvidas! Qual deles devo escolher? Como escolher? Qual é melhor?

 


SUS - Detalhes especiais:

Ao escolher um prontuário eletrônico de forma correta, um secretário de saúde deve estar atento às orientações da Norma Operacional Básica, de 1996.

 


Check-list para a escolha ideal:

Para escolher o prontuário médico ideal, ele precisa ter noção de quais requisitos são fundamentais e quais são as funcionalidades adicionais fazem uma enorme diferença na prática diária do atendimento no consultório ou na clínica. Precisa estar ciente da diferença entre prontuário eletrônico online e off-line. É importante fazer um check-list para não se esquecer de analisar todos os ítens com cautela. Muita atenção.

 

 

De quê preciso?

Requisitos A pergunta mais importante ao escolher o prontuário médico ideal é ter consciência das funcionalidades que você precisará e que serão úteis no seu dia-a-dia. Um prontuário médico eletrônico que não esteja adaptado às suas características pode trazer prejuízos no andamento do atendimento. Em resumo, o médico precisa de um sistema que não lhe atrapalhe! Para isso, ele precisa ser fácil de usar (usabilidade); precisa apoiá-lo nas minhas tarefas; proteger-me contra processos éticos-profissionais; ajudar-me a tratar melhor dos meus pacientes. E, neste ambiente interativo, onde a medicina 2.0 está se estabelecendo, é importante que o sistema permita uma interação para aproximar e melhorar a relação médico-paciente.
Trackback(0)
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy