News

Blog Prontuário Médico

Medicina 2.0, Prontuário online e TI; Software médico; Pagamento por perfórmance; Valor em saúde.

Dez 15
2011

SIAB: Ficha B-GES - visão geral

Postado por: Leonardo Alves em SIAB DATASUS

Tags em: Sem tags 
sss

SIAB_-_GESTANTE
A Ficha B-GES permite o acompanhamento das gestantes da área de atuação do ACS e da equipe da Saúde da Família. Pelo fato de que o diagnóstico e detecção de uma gestante na comunidade ser mais fácil, o ACS tem a oportunidade de acompanhar um número maior de grávidas. Como consequência, ele aumentará o nível de saúde local bem como fará com que a cidade receba mais recursos do ministério da saúde. O ACS deve entender muito bem que a atividade que ele executa traz mais recursos para o município e permitirá, com isso, que a cidade tenha uma melhor estrutura para o acompanhamento da população - tudo isso através do SIAB.

 

 

A GRAVIDEZ é um estado de saúde - Não é uma doença. Entretanto, é uma fase em que a mulher/gestante precisa de muitos cuidados e um acompanhamento mais próximo. A chance de ocorrer alguma complicação com risco de vida tanto para a mãe quanto para o bebê é muito grande nesta fase. Assim, um ACS dedicado poderá salvar vidas. Dê uma atenção especial às gestantes e oriente-as para que faça um pré-natal e acompanhamento médico e de enfermagem regularmente e aumente recursos financeiros para sua cidade, bem como a redução do índice de mortalidade infantil.

 

A FICHA B-GES:

 

A primeira parte do cabeçalho é semelhante para todas as Fichas B e deverão ser preenchidas pelo ACS, de acordo com o seu município, segmento, unidade, área, microárea e o nome do ACS.

 

A segunda parte refere-se ao acompanhamento do paciente diabético e é de vital importância em todo o SIAB. Em breve, mais informações e detalhes para uma perfeita coleta de dados.

 

 

Leia mais:

 

Conheça as Fichas de Coleta de dados:
Ficha A

 

Consolidação dos dados:

Trackback(0)
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy