News

Blog Prontuário Médico

Medicina 2.0, Prontuário online e TI; Software médico; Pagamento por perfórmance; Valor em saúde.

Dez 18
2011

SIAB: Ficha D - Visão Geral

Postado por: Leonardo Alves em SIAB DATASUS

Tags em: Sem tags 
sss

Ficha_D
A ficha D do SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica deve ser preenchida por todos os profissionais que compõem a equipe de saúde da família. O preenchimento é feito diariamente e entregue no final do mês. Alguns campos desta ficha, porém, são de preenchimento exclusivo somente por determinados profissionais de saúde.

 

 

 

 

CABEÇALHO:
A maioria dos campos para identificação são semelhantes aos das fichas anteriores.


 

Os campos profissional e mês devem ser preenchidos conforme instruções abaixo:

Profissional - preencher os dois primeiros espaços com o código atribuído a cada categoria profissional ou especialidade utilizado pelo Sistema de Informações Ambulatoriais - SIA/SUS e os dois últimos com um número seqüenciado de acordo com a quantidade de profissionais em uma categoria na mesma equipe de saúde. No caso do ACS utilizar nos dois últimos algarismos, o código de sua microárea. Por exemplo: em uma equipe onde existem dois agentes comunitários de saúde, um deles terá o código 7701 e outro 7702.

 

REGISTRO DAS ATIVIDADES, PROCEDIMENTOS E NOTIFICAÇÕES:
O bloco CONSULTAS MÉDICAS destina-se ao registro diário de consultas médicas por procedência e faixa etária, residentes fora da área de abrangência e o total geral de consultas.

 

 

TIPO DE ATENDIMENTO DE MÉDICO E DE ENFERMEIRO:
Este bloco destina-se ao registro diário de atendimentos médicos e de enfermagem em residentes no município nas doenças e condições cujo acompanhamento deve se dar de forma sistemática: Puericultura, Pré-natal, Prevenção de Câncer Cérvico-uterino (coleta de Papanicolaou), DST/AIDS, Diabetes, Hipertensão Arterial, Hanseníase e Tuberculose. Os atendimentos só podem/devem ser registrados se o motivo da consulta foi para uma das finalidades descritas: ex: se um paciente com Hipertensão arterial procurou atendimento devido a um resfriado, este atendimento não deve ser registrado como atendimento na linha Hipertensão arterial.

 

Ficha_D_3

 

SOLICITAÇÃO MÉDICA DE EXAMES COMPLEMENTARES:
Deve-se registrar os encaminhamentos médicos para a realização de exames complementares de qualquer natureza, agrupando-os em: patologia clínica, radiodiagnóstico, citopatológico cérvico-vaginal, ultra-sonografia obstétrica e outros. Incluir os casos de encaminhamento para realização de exames complementares na própria unidade de saúde.

 

 

ENCAMINHAMENTOS MÉDICOS:
Neste bloco o médico (apenas o médico) deve registrar o total de encaminhamentos que fez.
• Atendimento Especializado - registrar o número de encaminhamentos para atendimento ou tratamento em qualquer especialidade. Inclui fisioterapia,fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e todas especialidades médicas.
• Internação Hospitalar - registrar o número de pacientes encaminhados para internação hospitalar.
• Urgência/Emergência - anotar o número de pacientes encaminhados para atendimento em serviços de urgência/emergência. Não registrar os casos de urgência atendidos na própria unidade ou no domicílio do paciente, que não foram encaminhados para outros serviços.

 

 

PROCEDIMENTOS:
Devem ser registrados os procedimentos realizados pela equipe de saúde, exceto as consultas médicas. No campo referente a cada procedimento, o profissional deve registrar o total realizado no dia.

 

Ficha_D_6

 

 

NOTIFICAÇÕES:
Este bloco destina-se à notificação diária de situações ou eventos mórbidos que foram selecionados para acompanhamento contínuo.

 

Ficha_D_7

 

HOSPITALIZAÇÕES:

Todos os profissionais da equipe de saúde devem preencher este campo ao tomarem conhecimento de qualquer caso de hospitalização na população adstrita, no mês de referência ou no mês anterior.

 

Ficha_D_8

Fonte: Manual SIAB

 

 

Leia mais:

 

Conheça as Fichas de Coleta de dados:
Ficha A

 

Consolidação dos dados:

Trackback(0)
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy