News

Blog Prontuário Médico

Medicina 2.0, Prontuário online e TI; Software médico; Pagamento por perfórmance; Valor em saúde.

Dez 14
2011

SIAB - qual a sua função principal?

Postado por: Leonardo Alves em SIAB DATASUS

Tags em: Sem tags 
sss

Siab_-_funo_principal
O SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica - surgiu de uma necessidade de organizar e armazenar os dados provenientes do PSF - Programa de Saúde da Família - e foi criado em 1996 como substituição ao SIPACS (Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitário de Saúde. Com o surgimento do PSF, o número de visitas domiciliares aumentaram substancialmente e este "batalhão" de ACS - Agentes Comunitários de Saúde - colhiam informações que acabavam se perdendo. Assim, surgiu o SIAB, com o principal objetivo de organizar estas informações e tranformá-las em informações para dar suporte á tomada de decisão dos gestores locais.

 

 

PRODUÇÃO DE RELATÓRIOS:
A produção de relatórios oferece suporte á equipe de saúde, às unidadees de saúde e aos gestores para uma melhor tomada de decisão, avaliando a qualidade do cuidado. O SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial do serviços de saúde local e inaugurou os conceitos de território, área, microárea e família.

 

 

 

INSTRUMENTOS DE COLETA:
As informações colhidas dos diversos instrumentos de coleta (as Fichas A, Fichas B, C e D) produzem uma enorme quantidade de informações sobre o cadastro das famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes. Por fim, a produção de indicadores e marcadores de saúde oferecem ao gestor local as condições de inteligência necessárias para uma melhor tomada de decisão. Neste aspecto, os ACS, principais entrevistadores e coletores de informações tem uma participação fundamental.

 

 

Leia mais:

 

Conheça as Fichas de Coleta de dados:
Ficha A

 

Consolidação dos dados:

Trackback(0)
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy