News


Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /home/leonardo/public_html/prontuario-medico/components/com_community/libraries/core.php on line 604

Blog Prontuário Médico

Medicina 2.0, Prontuário online e TI; Software médico; Pagamento por perfórmance; Valor em saúde.

Dez 23
2011

SIAB - Relatórios de consolidação: SSA2

Postado por: Leonardo Alves em SIAB DATASUS

Tags em: Sem tags 
sss

RElatorios
O relatório SSA2 consolida informações sobre a situação de saúde das famílias que são acompanhadas em cada Área. Estes dados devem ser consolidados, reunidos no início de cada mês, e devem ser preenchidos por um profissional de nível superior que faça parte da equipe - e, normalmente, esta tarefa é realizada por um enfermeiro. Diferente dos relatórios relatórios A1, A2, A3 e A4 - (que dizem respeito à situação das famílias, como moradia, abastecimento de água, destinação do lixo, bem como relatórios estatísticos por idade, dentre outros) o relatório SSA2 tem um foco voltado para a situação de saúde da área e atendimentos realizados por seus profissionais.

 

 

DE QUÊ É COMPOSTO?

Siab_-_SSA2 O relatório SSA2 é composto e "montado" a partir da consolidação de todos os relatórios - Fichas A, Fichas B, Fichas C e Ficha D que são alimentadas pelos profissionais da equipe ao londo do mês de trabalho.

 

Quando ele é feito:

No início do mês, um dos profissionais de nível superior realiza a consolidação destes dados - um trabalho burocrático mas importante para a melhor tomada de decisão em saúde e para alimentação do Software SIAB.

 

 

Atividades de produção - Crianças:


SIAB_-_SSA2_1 O acompanhamento das crianças e o consolidado das Fichas de coleta são resumidas nesta parte do Relatório SSA2. Informações sobre nascimento de crianças, Peso ao nascer, aleitamento materno, situação vacinal, ocorrência de diarréia, dentre outras informações.

 

 

 

 

Acompanhamento das gestantes:


SIAB_-_SSA2_2 As informações relacionadas ao acompanhamento das Gestantes - provenientes da Ficha B-GES devem ser consolidados nesta área e analisados sistematicamente pelo profissional "gestor" - normalmente o enfermeiro com o apoio do médico de família.

 

 

Acompanhamento das outras prioridades:


SIAB_-_SSA2_3 De modo mais resumido, são apresentados nesta parte (figura ao lado) os dados provenientes das outras fichas B de coleta. Informações a respeito das outras perguntas realizadas durante a entrevista são deixadas de lado e não costumam fazer parte da análise dos enfermeiros e médicos. Aliás, uma das críticas feitas pelos próprios ACS é que, no momento da consulta/atendimento, o médico ou enfermeiro não tem acesso aos dados destas Fichas B para ter conhecimento do que ocorre no dia-a-dia dos pacientes, fruto da coleta feita pelos ACS.

 

 

Hospitalizações e óbitos:

SIAB_-_SSA2_4Muitas vezes, os ACS são os primeiros a terem informações sobre óbitos e internações e a coleta de dados é bastante importante. As fichas D. Hospitalizações em menores que 5 anos por pneumonia e desidratação; internações psiquiátricas, por abuso de álcool e informações sobre óbitos são também importantes e são consolidadas no relatório SSA2. É muito importante que os profissionais de saúde tenham informações a respeito dos motivos de óbito e internações de seus pacientes/famílias assistidas, pois isso auxilia na tomada de decisões. Mais do que realizar uma tarefa burocrática de alimentação do software SIAB, a contínua análise dos relatórios SSA2 são uma tarefa fundamental para a melhor gestão do sistema de saúde local.

 

Fonte: Manual do SIAB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais:

 

Conheça as Fichas de Coleta de dados:
Ficha A

 

Consolidação dos dados:

Trackback(0)
Comentarios (1)Add Comment
0
...
escrito por JOSE MARIO RIBEIRO DE SOUSA, janeiro 14, 2013

EXCELENTE PARA OS PROFISSIONAIS, PRINCIPALMENTE QUEM ESTÁ INICIANDO.

Escreva seu Comentario

busy