News

Blog Prontuário Médico

Medicina 2.0, Prontuário online e TI; Software médico; Pagamento por perfórmance; Valor em saúde.

Dez 18
2011

SIAB - Relatórios de consolidação: A1, A2, A3 e A4

Postado por: Leonardo Alves em SIAB DATASUS

Tags em: Sem tags 
sss

SIAB_-_Relatrios
O SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica contempla a emissão de relatórios de consolidação das informações colhidas durante as visitas dos ACS e de todos os atendimentos realizados pela equipe de saúde. Esses relatórios/consolidados são o alicerce para uma das mais importantes atividades das equipes de saúde da família e de todo o processo de tomada de decisão que será realizada pelos profissionais. Apesar de ser uma atividade burocrática, ela não pode ser vista como uma simples obrigação do processo de "simples digitação" e alimentação do SIAB. Iniciaremos pelos relatórios A1, A2, A3 e A4 - que dizem respeito à situação das famílias, como moradia, abastecimento de água, destinação do lixo, bem como relatórios estatísticos por idade, dentre outros.

 

 

ENTENDENDO OS RELATÓRIOS - A1 a A4:

SIAB_-_Relatrios_A.jpg Os relatórios A tem por objetivo consolidar os dados coletados pelos ACS através das Fichas A.

 

Relatório A1:

Refere-se ao consolidados das Fichas A coletadas/preenchidas pelos ACS e referem-se à MICROÁREA de atuação daquele ACS. Com este relatório, o ACS poderá ter uma visão global da situação de moradia, bem como um perfil geral da população que ele atende/visita.

 

Relatório A2:


Este relatório tem a função de consolidar os dados provenientes dos Relatórios A1 de uma mesma área/equipe. Ele representa a soma das informações dos relatórios A1 de todos os membros de uma equipe e permite que um instrutor-supervisor detecte os pontos vulneráveis da sua área de atuação e fundamente sua forma de atuação - É uma grande ferramenta de ação dos supervisores e o primeiro instrumento para a tomada de decisão com vistas a medidas preventivas de impacto em sua área/equipe.

 

Relatório A3:


Este relatório serve para análises de agregados homogêneos, e consolida os dados das famílias acompanhadas pelas equipes de um mesmo segmento territorial. Sua utilização na análise dos dados é opcional. O município deve definir previamente a classificação mais adequada para realizar a análise de dados por segmento territorial. Também tem importância fundamental no apoio á decisão e representa o somatório dos relatórios A2 de um segmento territorial.

 

Relatório A4:


Neste relatório, são consolidados os dados das famílias cadastradas por todas as equipes do município. Deverão ser preenchidos um relatório para as áreas/equipes da zona rural, um para a zona urbana e um para o total do município. Uma cópia dos relatórios deve ficar no município e outra deve ser encaminhada à Coordenação Regional que, por sua vez, enviará uma cópia à Coordenação Estadual do Programa.

 

Neste relatório são utilizadas duas novas variáveis: famílias estimadas e população. Para calcular o número de famílias estimadas no município, divide-se a população geral do município estimada pelo IBGE para o ano em referência, pelo número médio de pessoas por domicílio no Estado.

 

Fonte: Manual do SIAB.

 

 

Leia mais:

 

Conheça as Fichas de Coleta de dados:
Ficha A

 

Consolidação dos dados:

Trackback(0)
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy