News


Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /home/leonardo/public_html/prontuario-medico/components/com_community/libraries/core.php on line 604

Blog Prontuário Médico

Medicina 2.0, Prontuário online e TI; Software médico; Pagamento por perfórmance; Valor em saúde.

Ago 08
2010

Um perito pode solicitar a cópia de um prontuário médico?

Postado por: Leonardo Alves em Prontuario médico - Normas

Tags em: Sem tags 
sss

conciliao Poder,ele pode, mas não é comum que médicos peritos do INSS solicitem cópias do prontuário médico. No geral, eles analisam o relatório apresentado pelo médico assistente. Se houver alguma dúvida sobre o conteúdo do relatório, ele pode pedir esclarecimentos ao médico assistente para embasar melhor a sua conclusão.

 

O perito pode pedir a cópia do prontuário?

Sim, ele pode. Mas o paciente tem o direito de dar ou não. As informações do prontuário médico são do paciente e ficam na guarda do seu médico assistente. Se o paciente desejar entregar cópia do prontuário médico para o perito, ele pode fazê-lo. Se achar que não deve entregar, ele tem o direito de não entregar. As informações contidas no prontuário médico são do paciente e ele pode dispor delas a qualquer momento entreguando-as ou não a quem ele desejar.

 

O relatório do médico assistente deve ser suficiente:

O mais importante e fundamental para o médico perito decidir-se sobre um beneficio é o relatório do médico assistente. Se tiver alguma dúvida sobre conceder ou não o benefício, o médico perito pode solicitar parecer de algum colega (do INSS) ou pedir ao médico assistente, um relatório com mais informações clínicas contidas no prontuário médico para subsidiar a sua decisão.

 

O quê deve constar no relatório do médico assistente:

Mas para isso, este relatório tem que ser completo e deverá conter as seguintes informações:
  • o diagnóstico;
  • os resultados dos exames complementares;
  • a conduta terapêutica;
  • o prognóstico;
  • as conseqüências à saúde do paciente: esta parte é importante, pois deverá conter informações de como a doença do paciente influencia sua vida diária e também suas atividades laborativas.
  • o provável tempo de repouso estimado necessário para a sua recuperação, que complementará o parecer fundamentado do médico perito, a quem cabe legalmente a decisão do benefício previdenciário, tais como: aposentadoria, invalidez definitiva, readaptação;
  • registrar os dados de maneira legível;

 

O perito negou o benefício, e agora?

resposta Se isso ocorreu e o paciente continuar na dúvida, a sugestão que faço é que ele peça uma terceira opinião, isenta. Ou seja, que consulte um outro médico para que ele dê sua opinião sobre a questão. Fale sobre a sua doença e sobre o que você está sentindo e peça-o um relatório que siga os itens descritos acima. Tire todas as suas dúvidas, peça-lhe uma opinião.


No INSS existe a possibilidade de você recorrer de uma perícia que você julgou inadequada para o seu caso. Junte este novo relatório e faça o recurso.
Converse, tire suas dúvidas. Procure, sempre, a forma mais amigável de resolver o seu problema.
Trackback(0)
Comentarios (5)Add Comment
0
...
escrito por visitante, agosto 09, 2010
É importante sabermos que o períto pode pedir à cópia e fica a decisão se devemos ou não passar para o mesmo.
0
Periciaas do INSS
escrito por Osmar Silva, dezembro 13, 2012
Meu caso, passei por pericias judiciais, e uma delas, durou quase 02 horas, na presença de um perito da empresa, e quando vou ao inss, os peritos não aceitam a minha doença psiquica, e falta de condições ao trabalho, e exercer a minha atividade ou outra etc...e quando reclamei de um perito, que mau olhou em meu rosto e conversou, que foi verdade, o perito que estava me examinando, ficou mais interessado em saber de qual perito eu havia reclamado, e ainda, quando passou este perito perto de nos, ele virou e falou, foi deste perito que vc falou, meu deus, é ridiculo, ai, foi detonado o meu recuros junto a junta, e todos os peritos por onde eu passo, olha as pericias anteriores, e recusa a minha doença, isto é brasil, é realidade, os peritos do inss, não gostam dos peritos judiciais, parece que tem bronca deles, ou porque os peritos judiciais, são mais cautelosos em suas decisões.



0
Problemas psíquicos
escrito por Leoaes, dezembro 16, 2012
Olá, Osmar.
Imagino a situação constrangedora que está passando... o que deve estar lhe causando muito estresse.
As doenças psíquicas, para serem aprovadas pelo INSS, deve estar acompanhada de um relatório do psiquiatra e este relatório deve ser bastante completo e descritivo. Como não há doença "na carne" da pessoa, só no psicológico, há uma certa dificuldade...
Você deverá juntar vários relatórios e levar para avaliação... Entretanto, algumas dessas doenças, apesar de estarem presentes e serem reconhecidadas pelo perito do INSS, elas (na visão deste perito do INSS) não são suficientes para afastar o paciente de forma definitiva.
Espero que consiga sair feliz desta situação.
Abraços.
Leonardo.
0
...
escrito por marizilda, abril 12, 2013
OI BOM DIA. GOSTARIA QUE ME AJUDASEM SOU PORTADORA DE HERNIAS DISCAIS CERVICAL E LOMBAR E TENHO SOFRIDO COM DORES HORRIVEIS QUE ME PREJUDICA MUITO EM MEU TRABALHO ,PRINCIPALMENTE POR SER AREA DE SEGURANÇA.ESTAS HERNIAS E DORES SURGIRAM APÓS EU TER SIDO VITIMA EM UMA OCORRENCIA FOI ABERTO CAD E ATÉ FIQUEI AFASTADA POR UM TEMPO FATO ACORREU EM 2008.PORÉN DESDE EPOCA NUNCA MAIS FIQUEI UM DIA SEGUER SEM DORES E A CADA DIA FICA PIOR ATÉ O CONVIVIO SOCIAL E FAMILIAR ESTA SENDO PREJUDICADA ,AGORA EXISTE AOTRO DIAGNOSTICO SIFOSE E LARDOSE EM MINHA CERVICAL DEVIDO MEU ESFORÇO NO TRABALHO E PARA PIORAR TENHO CRISE DE PÂNICO SÓ DE PENSAR QUE EU POSSA SER VITIMA DE OUTRA ACORRENCIA ,MESMO QUE AS PESSOAS ME PENSAM AJUDA ,QUANDO ESTOU EM SERVIÇO NÃO AQUENTO NEM COMIGO MESMA!!!COMO VOU CONSEGUIR TRABALHAR EM MINHA AREA DE SEGURANÇA COMTANTAS DORES E NÃO TENHO POSSIÇÃO POSTURAL QUE ALIVIE MINHAS DORES NEM DE PÉ, DEITADA OU SENTADA !!! MINHA AGITAÇÃO PIORA MEU QUADRO FISICO E FICO ESTRESSADA E ACABO TENDO UM DESGASTE EMOCIONAL QUE ME LEVA AO DESESPERO!!!JÁ POSSUO VARIAS RESTRIÇÕES MEDICAS POREN NÃO SÃO RESPEITADA PELO MEUS SUPERIORES E AINDA FAZEN COMENTARIOS ,MAS TENHO E EXAME E LAUDOS MEDICOS QUE PROVAM VERACIDADE DO QUE TENHO SOFRIDO !!!ME AJUDEM POR FAVOR !!!DESDE JA AGRADEÇO
0
comentários da Marizilda
escrito por Alexandre Rodrigues da silva, dezembro 04, 2013
Marizilda, também sou portador de hérnias discais na L4 e L5, e L5 S1 e uma hérnia discal na cervical C6, pois bem em primeiro lugar pensa que vc não pode se importar com seus superiores, pois eles não vão se importar com vc, pois para empresa seja qual for vc só presta se funciona se tem problemas é sinal de corpo mole, vagabundice e por ai vai,sei pq já passei por isso no meu trabalho, hj esta melhor, em primeiro lugar, entra com recurso contra INSS de auxilio doença se foi adquirido no trabalho, pois já tem CAT, sua situação na empresa não vai ficar legal quando entrar com este recurso pois a empresa é avisada da ação contra o INSS e vão estar sempre atentos com vc e vai levando, ninguém adquire uma doença desta e passa que passo tb pq quer e vai levando na fé, mas não baixa cabeça pra eles não e segue firme até finalizar seu processo, depois pega a empresa de jeito tb, mas tudo embasado em laudos médicos do seu médico e peritos, comprovando realmente seu problema, abraços.

Escreva seu Comentario

busy